top of page
Buscar
  • carolliniassis

Por onde anda a sua criatividade?

Atualizado: 21 de abr. de 2019

Hoje se comemora o Dia Mundial da Criatividade, data reconhecida pela ONU para a celebração dessa força e potência criadora. Lembrei de algumas notícias lidas na última semana, que tem a ver com criatividade, mas também com inovação e sustentabilidade e com o compromisso de salvar o planeta da exploração predatória de seus recursos. Coincidentemente elas possuem em comum o plástico e nos acende o alerta da importância do consumo e do uso consciente.


A primeira notícia é sobre a inauguração, nos EUA, de uma estrada totalmente pavimentada com asfalto feito a partir de resíduos plásticos. A novidade foi desenvolvida por estudantes da Universidade da Califórnia, em San Diego e a estrada fica em uma área pequena próxima à universidade. A segunda, é a inauguração de um campo de futebol feito com copos de plástico reciclados na cidade de Sochi, na Rússia. Os copos foram coletados durante a Copa do Mundo. A Budweiser, empresa patrocinadora, batizou a instalação esportiva de Budweiser ReCup Arena. A terceira notícia vem da França, a marca Evian desenvolveu uma embalagem que minimiza os impactos ambientais. O design é flexível, os enormes galões de 5L passam a ser fabricados com 66% menos plástico do que uma garrafa de água padrão de 1,5 litro e é o primeiro produto da Evian que utiliza apenas plástico reciclável.





O que isso tem a ver com criatividade? Tudo. Redesenhar o design de um produto, desenvolver soluções sustentáveis através de um material reciclável, transformar a relação entre as pessoas e o meio ambiente através de boas práticas, tudo isso nos leva a refletir os propósitos de nosso trabalho e dos nossos valores quando aplicados à economia criativa. Segundo Flavia Pini, diretora de Marketing da Green Click, "não importa o ramo de atuação da empresa ou o tamanho dela: inovação e criatividade são itens essenciais para companhias que desejam crescer, (...)mas não pode existir criatividade e inovação sem que o conceito de sustentabilidade também seja difundido e estimulado entre colaboradores e parceiros".


É a economia criativa quem tem trazido novos olhares para as cidades, gerado novas oportunidades de emprego e se posicionando de forma diferenciada no mercado. A preocupação com sustentabilidade também agrega valor ao seu negócio, fecha parcerias incríveis, reformula os modelos de negócio focados no capital intelectual. Para a presidente do Instituto Ecoar, Miriam Dualibi, "prosseguir praticando o modelo convencional de administração de recursos é um suicídio". Leve a sua criatividade para passear. Seja por uma universidade, por um campo de futebol, ou para comprar um galão de água mineral.


Por falar nisso, lembrei de duas amigas (Ceci Alves e Rita Batista), que sempre nos perguntam: Você já bebeu água hoje?





12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page