Começando por aqui...

Olá, pessoal! 

Essa página foi feita para tirar dúvidas sobre roteiro e em geral sobre produção audiovisual. Vocês podem mandar um e-mail que vou tentar responder a todas as dúvidas que surgirem. O que não for da minha competência vou buscar colegas parceiros para me ajudar a trazer respostas ou clarear um pouco mais o assunto. A primeira dúvida veio da Carole Pedreira, que me perguntou o que é necessário para se tornar um roteirista. 

A atividade de roteirista perpassa por um caminho cheio de desafios. Não basta apenas ser criativo, é preciso ter inserção no mercado, furar o bloqueio do cinema de autor (onde os diretores também escrevem suas obras) e conquistar empresas produtoras que se interessem em captar a verba necessária para que sua obra saia do papel. Não existe uma receita pronta, é um árduo trabalho de sedução. Gostar de escrever é fundamental, afinal a escrita é a ferramenta de trabalho do autor. Porém, mais do que isso, é necessário ter repertório para que seu trabalho ganhe um diferencial. Escrever bem e escrever sobre temas variados, personagens densos, multitramas, tudo isso requer uma base sólida de construção textual. Por isso, ler é uma das atividades mais realizadas por roteiristas. Primeiro, porque quem escreve geralmente gosta de ler, conhecer as técnicas dos autores, analisar com profundidade seu estilo, mergulhar nos universos dramáticos. A leitura amplia o rol de assuntos e conhecimentos variados, aumentando as conexões mentais e exercitando o cérebro, que passa a funcionar de maneira mais ativa e  potencializando a criatividade. Mas, além de ler e escrever bem, é imprescindível ao roteirista o consumo de cultura e entretenimento. Teatro, dança, cinema, artes plásticas, quadrinhos, grafite, novelas, séries, documentários, enfim, arte! "Temos a arte para não morrer da verdade", afirmou Nietzsche. 

Há muitos livros sobre como escrever roteiros. A maioria ensina a única coisa possível de ser ensinada: a técnica. Na home desta página, deixei como sugestão o último que li sobre o tema, "Palavra de Roteirista", do Lucas Paraizo. Uma compilação de 21 entrevistas com roteiristas brasileiros sobre a profissão e seus desafios. Sempre estão acontecendo cursos, oficinas, palestras e muitos são gratuitos. Fique antenado para não perder essas oportunidades, aqui na agenda sempre estarei dando essas dicas. A Bahia tem hoje duas graduações na área de cinema, uma na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), outra na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com ênfase em Documentário. Na Universidade Federal da Bahia(UFBA) é possível cursar o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e depois optar por uma das duas linhas de concentração: Escrita Criativa ou Cinema e Audiovisual. Em Salvador, é possível fazer vários cursos na área audiovisual, inclusive de Roteiro, oferecidos na Benditas Projetos Criativos. Uma outra dica valiosíssima é permanecer atento à data de realização do Panorama Internacional Coisa de Cinema. O festival é o maior da Bahia e realiza laboratório de roteiro. Outro evento importantíssimo que acontece em Salvador, com a próxima edição prevista para 29 de julho a 02 de agosto, é o Nordeste Lab. A plataforma traz inúmeras oportunidades de ampliar conhecimentos e fazer negócios, com a presença de players e produtoras independentes, conectando profissionais e projetos. 

Portanto, mãos à obra! Estude, pesquise, faça networking, durma e acorde com um caderninho ao lado para registrar suas ideias, escreva bastante, leia muito, e uma última dica, que foi a que me abriu as portas quando comecei a 12 anos atrás: cara de pau. Procure pessoas que possam te dar uma oportunidade de começar, de demonstrar que você é capaz, que você tem histórias fantásticas a contar para o mundo. No meu caso, essa pessoa foi um diretor baiano, o Lázaro Faria. A ele, meu agradecimento pela porta aberta. 

T 071-3022-9673 / F 071-99239-3709 / carolliniassis@gmail.com / © 2019 por RP.  Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now